sábado, 21 de junho de 2008

PSYchedelic Trance



Muitos chamam de PSY TRANCE, outros de PSYCHEDELIC TRANCE, outros de PSYCODELIC TRANCE e outros apenas pela abreviatura, PSY. Um ritmo contagiante que é cercado por muitos preconceitos de várias partes do mundo. Uma música que mexe com a cabeça, com o corpo e, principalmente, com a alma.

Quando qualquer pessoa que não conhece esse tipo de música/som chega em uma rave, a primeira impressão que tem é de um mundo totalmente louco, onde várias pessoas alegres e contentes dançam individualmente um som totalmente alucinante e contagiante.

O psychedelic nasceu nas praias de GOA na ÍNDIA, a mais ou menos 15 anos, onde as tribos indígenas usavam tambores nos meios dos rituais para entrar em transe profundo. ISRAEL conheceu o PSY e imediatamente começou a comercializar a música, mal sabiam eles que ia se tornar um dos grandes movimentos da música eletrônica no mundo.

Eu, como todo mundo sabe, sou um extremo fanático pelo PSY, curto o movimento, o som, as luzes, as track’s, enfim, a filosofia PSY TRANCE. A nossa região sul, Rio Grande e Pelotas, não está ainda acostumada com a cena psy trance, onde muitas pessoas, quando escutam, nem sabem se tratar do que é. Quando eu chego para uma pessoa que nunca escutou psy, e coloco alguma track de renome internacional, a primeira reação é dizer que o CD está arranhado (som repetitivo). Mal sabe este indivíduo que quando começar a entender a filosofia e as músicas, virará um grande apaixonado pelo movimento.

Muitos dizem que a pessoa só entra para o movimento psy quando participa de um festival, como o Universo Paralelo que acontece na Bahia todos os anos. Eu nunca fui a nenhum, mas já fui à raves grandes e posso dizer que a energia emanada é muito transcendental, é uma coisa única, só quem foi para tentar explicar o poder da música no seu corpo.

O clima presente nas festas raves se dá na decoração, nas luzes usadas na climatização do local e na lista de dj’s do evento. Normalmente começam a tocar dj’s mais “leves” como um PSY PROGRESSIVO ou PSY PROG, um som mais calmo, para ambientizar o local e ir acumulando pessoas. Em seguida, passa por diversas vertentes do FULL ON (como morning, night, groove etc...) e normalmente, no término, volta o progressivo para baixar o ritmo da galera presente no local.

As festas raves podem ser em um ambiente fechado (INDOOR) ou em ambientes “abertos” (OPEN AIR). Estes ambientes “abertos” estão mais ligados à cena, pois mesclam a festa com a natureza, o céu, o sol, a mata e o mar. Se você nunca foi a uma PSY, experimente! Com certeza a sua vida não será mais a mesma.

Fica meu recado! Abraço a todos! Tenham uma ótima semana!

6 comentários:

Ingrid Brito disse...

"Com certeza a sua vida não será mais a mesma."
AAAAh não Balão, queres contagiar teu espírito psychedelico pra todo mundo? heheh
Nossa, várias informações sobre psy, não sabia de quase nada! Além de eu achar legal as músicas, pra mim é só barulho hehe
Mas é isso, como já sabes pois digo sempre, tá ótimo o texto. Agora quero ver o próximo e a explicação da relaçãozinha aquela :P

BEIJOS PSYCHEDELICOS

Unknown disse...

ta ae meu guri.. acho massa alguem do jornalismo pode escreve sobre o tema.. nos momentos de preconceito e perseguição que as raves vivem é importante ter pessoas da imprensa envolvidas de forma positiva a filosofia, ao invés de procurar polêmica. Procurando espalhar e esclarecer os principios do trance.

O trance não é encontrado na festa, mas sim trazido de casa, através das suas verdadeiras atitudes com seus semelhantes, da sua relação com a musicalidade, o trance é uma oportunidade de mostrarmos quem realmente somos, livres de preconceitos, estigmas, cargos, salto alto,gravata, telefone, dinheiro... Um refúgio dessa sociedade opressora e uma preciosa oportunidade de recarregar as baterias e seguir a vida com um pouco mais de música e arte no coração.

Entrem tb no site do manifesto pela liberdade e assistam o video da kaballah e ajudem a Espalhar a mensagem do trance para bem alem dos limites da festa.
http://manifestopelaliberdade.com.br/

Vlw balao.. mto bom meu guri
;]

Pricilla Farina Soares disse...

aah gostei de saber um pouquinho mais sobre o tema...
Ele não tem muito enfoque e as pessoas acabam não se interessando por algo diferente! ^^
E sim, acho que todo mundo sabe que tu é fanático por psy oO
eaheauehaehaeao

Marcos Leivas disse...

Foi bom saber um pouco da origem e das influências. Boa contextualização, meu guri. Sabes que não sou chegado ao tipo de música/movimento, mas que respeito e gosto dos que levantam a bandeira e representam com hombridade.

Abração!

Secéu disse...

Eaí Balão! Fazia horas que não passava aqui no teu blog (mal tenho tido tempo de atualizar o meu, na verdade), dai resolvi fuxicar um pouco tuas postagens anteriores, quando me deparo com um texto sobre PSY. Não tive como não ler! Expressasse muito bem, e realmente, depois de experimentar o psy e se apaixonar pelo movimento, a vida muda, e pra melhor! Beeeijos!

@_amandaL disse...

Daaale Balão!!! Adorei saber um pouco mais sobre essa "filosofia de vida"!
A próxima RAVE que tiver em Pel quero ir contigo ta?!
Flw.. XD